quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Semana Farroupilha

Bom vocês devem estar se perguntando porque eu vim postar sobre a semana farroupilha (um orgulho de nós gaúchos) somente dois dias depois de seu término né. Eu repondo. Por simples cansaço e falta de tempo. Foi muita correria e festa durante o final de semana.
Na semana passada conversando com uma amigo de fora do RS ele me perguntou o que se comemora na semana farroupilha. Basicamente comemoramos a revolução farroupilha e os costumes gaúchos.
Mas espera ai! Comemorar uma revolução que perderam???? Sim perdemos. Perdemos para as tropas imperiais. Podemos ter perdido, mas mostramos a nossa garra, a nossa coragem.
O gaúcho tem muito orgulho de seu povo, dos seus costumes e do seu estado. Às vezes até demais (como eu rs). 
Nada melhor que chegar do trabalho a tardinha, reunir a família no pátio de casa assistindo o pôr do sol, tomar um bom mate amargo e colocar o papo em dia.
O nosso modo de falar que é quase um idioma. Quando eu era criança logo que entrei pra escola me lembro que briguei com a professora porque ela tinha passado um texto da menina e seu cão. Confesso que eu nem sabia o que erra menina.
Nosso jeito de receber as pessoas... As vezes meio grosso, mas sempre de peito aberto. Nossos antepassados, antigas tradições e músicas dos quais tanto temos orgulho... Tudo isso e todo o amor que carregamos no peito por nosso é o que comemoramos na semana farroupilha.

Segue a definição de semana farroupilha na wikipédia: Semana Farroupilha é um evento festivo do estado do Rio Grande do Sul, que se inicia a 14 de setembro a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10anos e tinha como idéia a separação do Rio Grande do Sul do Brasil. Mas ainda hoje ativistasSulistas tem idéias da separação do estado do Brasil.













Um comentário:

  1. Adorei as fotos, deve ser linda essa festa. Espero poder ir um dia para prestigiar.

    Parabéns!

    ResponderExcluir